[SOLUÇÃO] - Motor com dificuldade na partida. O que fazer?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Deiverson Chaves
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Terça-feira 06 2015f Outubro 2015 11:17:01 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2004

[SOLUÇÃO] - Motor com dificuldade na partida. O que fazer?

Mensagem por Deiverson Chaves »

Olá pessoal, uma pequena explicação pra vocês entenderem. A uns dias meu carro estava com dificuldade para pegar pela manha ou a frio. então vasculhando pela net e foruns, indicaram uma solução rápida e barata que foi a valvula de retenção(fotos abaixo), comprei e troquei conforme indicado em videos no youtube... e pra minha surpresa bingo, o carro pegou no estalo, show de bola, só que para minha surpresa apareceu outro problema rs depois que desligo e ligo novamente ele demora a pegar. Então percebi outra coisa, meu carro tem gnv e sempre ligo na gasolina, quando passo pro gnv e desligo ele pega no estalo, mas se ligar na gasolina e desliga na gasolina ele demora a pegar, isso ainda pode ser problema na linha de combustível? minha bomba, velas, cabos e filtro são novos(1 mês de uso).
Ah!! ao ligar o carro hoje pela manhã, a partida ficou longa, mas não muito longa.


Imagem
----Chevrolet na veia!!---------------
***cuidado com o motor quente***


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

A questão é que estando tudo em ordem, não é para a linha de combustível perder pressão. Ao desligar o motor, a bomba pára de funcionar (óbvio) e os bicos tb fecham. Na bomba, tem um sistema que impede o retorno de combustível, igual a esse da foto.

No seu caso, pode ser que os bicos não estão conseguindo vedar perfeitamente. Daí cai combustível no coletor de admissão e afoga o motor. Já no GNV, isso não acontece.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Deiverson Chaves
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Terça-feira 06 2015f Outubro 2015 11:17:01 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Deiverson Chaves »

amigo a foto não abriu...
Cara esse meu carro tá parecendo uma caixinha de surpresas.... veja só neste sábado que passou pela manha, umas 8:00 virei a chave pra poder injetar e virei o arranque, o carro ficou tentando pegar até que a bateria arriar.... fiquei muito revoltado... tinha um compromisso cedo.....tentei fazer isso varias vezes.... sai do carro e fiquei pensando o que iria fazer... tive a ideia de socar a bomba....e então o bicho pegou de primeira..... kkkkk uns três socos no bomba e ele pegou... não sei se isso resolveu... mas depois disso o carro tá pegando tranquilo...e ai que acha...será que que pode ser o regulador de pressão travando?? meu carro é um corsa sedan 2004 vhc somente gasolina.
----Chevrolet na veia!!---------------
***cuidado com o motor quente***


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Deiverson, no primeiro post seu carro tinha GNV...no segundo já não tem!!!

Afinal, tem ou não tem?

Para o problema, como existem várias possibilidades, temos que ir avaliando e eliminando cada uma delas...sair trocando além de oneroso, só cria mais dúvidas...quando não acerta de primeira.

O motor está sincronizado e sem folgas nos eixos do vira e comando?
Qual a última vez que vc. trocou o filtro de gasolina?
Fez manutenção na bomba...inspecionou/limpou o filtro dela?
Cheira a gasolina quando tenta ligar e não pega de imediato?
Seu arro tá fumando ou tem velas babadas?
Qual a qualidade da centelha nas velas? (o bom é azul esbranquiçado)
Avalie alguma interferência da instalação do GNV, quando usa a gasolina.

Tem muito mais, porém há necessidade de instrumental ou ferramental próprio..ex.: manômetro para verificar a pressão na flauta....e por aí vai...

Você socou a bomba e funcionou...com apenas um evento, nada se pode afirmar...


Deiverson Chaves
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Terça-feira 06 2015f Outubro 2015 11:17:01 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Deiverson Chaves »

Sim, Bange, tem gnv sim é porque quis dizer que não era flex(álcool e gasolina), mas somente gasolina.
-sobre o eixo não sei....
- o filtro troquei tem 2 semanas
-bomba nova e filtro da bomba tb
- nao cheira a gasolina, pois a tampa da bomba e nova.
- não tá fumando e velas e cabos originais da GM trocados a 2 semanas
- sobre a centelha não sei...
- até o momento não vi nenhuma diferença entre gnv e gas, aparenta estar tudo ok

Essa semana vou levar para verificar a pressão da linha de combustível e verificar pressão e vazão e vê o que esta acontecendo...

Ressaltando que esse problema esta acontecendo somente a frio pela manha, depois que o carro pega.... show de bola, onde parar ele continua a pegar tranquilo.....
----Chevrolet na veia!!---------------
***cuidado com o motor quente***


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Deiverson,

Sempre pergunto sobre folga nas polias do VB e comando, pois sem sincronismo tudo fica pastoso...

Me referi a cheiro de combustível lá no escape, pois caso ocorra é um sinal de que um ou mais injetores não estão fechando e o combustível cai no cilindro e até sair tudo pra queimar normal, demora e dá cheiro de mistura rica...

Bom, vc. nocateou a bomba, como está o carro após isto...continua com o problema?

Se sim, já tentou ligar o carro direto no GNV?

Em todo sistema com GNV, na caixinha comutadora GNV/gasolina, tem um micro botão para ligar direto no GNV (deixe a chave comutadora na posição só GNV, desde o dia anterior...não mude).

No dia seguinte, aperte e mantenha apertado o micro botão, de partida no carro...ele deve pegar normalmente.

Repita esta mesma operação nos dias seguintes...se normalizar, então vc. tem um problema ou nos bicos ou na válvula reguladora de pressão da flauta...aposto mais nos bicos.


Deiverson Chaves
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Terça-feira 06 2015f Outubro 2015 11:17:01 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Deiverson Chaves »

Bange, cara desculpa a demora pra responder!!
A minha demora foi porque depois da sua postagem fiz o que vc me falou e então aproveitei pra verificar os contatos dos sensores e reapertar as abraçadeiras da válvula de retenção que tinha posto e pra minha surpresa o carro tá pegando no estalo desde o dia 10/11/15, não sei o que aconteceu.... não sei se foi o reaperto da valvula ou se foi as limpeza nos bornes dos sensores, só sei que o carro pegando de primeira kkkkk graças a Deus!

Até o momento finalizo esse tópico como RESOLVIDO!

Obrigado pessoal!!
----Chevrolet na veia!!---------------
***cuidado com o motor quente***


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom que o carro normalizou, porém, como vc. mesmo disse, não sabe qual a ação foi a eficaz.

Esse é o problema quando se atua em várias frentes...pode resolver, mas a causa continua desconhecida e pode-se até ter aumentado apenas o ciclo da intermitência.

Lembre-se disso se este problema retornar ou qualquer outro...vá por partes, se resolver, retroceda e confirme para não haver dúvidas.


Deiverson Chaves
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Terça-feira 06 2015f Outubro 2015 11:17:01 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Deiverson Chaves »

blz!! valeu!!
----Chevrolet na veia!!---------------
***cuidado com o motor quente***


Avatar do usuário
thiagosavian
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Sexta-feira 06 2014f Junho 2014 11:46:57 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por thiagosavian »

Aproveitando o tópico,

Meu Classic 2012 está com dificuldades para dar partida quando abasteço com gasolina. Quando abasteço no álcool ele pega de primeira, até mesmo de manhã em dias frios. Mas na gasolina ele chora pra pegar e chega quase a acabar a bateria.
O que pode ser? Será que ele "viciou" no álcool?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”