[SOLUÇÃO] - Motor com dificuldade na partida. O que fazer?

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Bange
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Re: [SOLUÇÃO] - Motor com dificuldade na partida. O que fazer?

Mensagem por Bange »

...e se a bomba estiver com pressão acima do normal?

Tenha uma coisa em mente: eliminando-se todas as possibilidades, o que sobre, por mais improvável que seja, é a causa do problema.

Vc trouxe um problema que normalmente é o inverso, ou seja, ruim de pegar no álcool...será que a ECU não está trocando o tipo de combustível mesmo desligando como gasolina ela troca por álcool na partida seguinte?

Será que o seu sistema de partida a frio não está funcionando indevidamente, jogando gasolina quando não precisa e afogando o motor?

Coisas loucas tem que pensar diferente...
Thomas2
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Mensagem por Thomas2 »

Pra testar a pressão da linha de combustível...
Se eu colocar o manômetro na linha. No meu carro o indicado é 3,8 bar. Se eu apenas ligar a ignição a bomba funciona uns 2-3 segundos e para, nesse momento já é pra tar a pressão necessária, no caso 3,8 bar? Sem bater a partida.

Depois que ligar a partida con o motor em funcionamento tbm é pra continuar os 3,8bar

Só pra confirmar é isso mesmo?
Bange
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Mensagem por Bange »

Isso mesmo...tem que ser idealmente constante....veja também pressão de pico e de vazão.
Bange
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Mensagem por Bange »

Este vídeo é muito bom....

https://youtu.be/vbgrgYbpu3Q?t=995

Só alerto para o teste da válvula de retenção (o último), onde o problema pode estar na bomba ou bicos sem estanqueidade.
Thomas2
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Mensagem por Thomas2 »

Não vi o vídeo ainda, mas a válvula de retenção que tu comentou seria a válvula purga (caniester)?
Thomas2
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Mensagem por Thomas2 »

Fiz o teste de pressão,
Apenas com a ignição ligação sem partida foi para 3,5 bar

Com o motor ligado fico 3,8 bar

Ainda conectado o manômetro depois de desligado o motor. Começou a baixar bem lentamente a pressão.. Após 20 minutos Tava em 2,8 bar..

A pressa para meu carro pelo que vi é 3.8 bar

Tá normal esses valores?
Thomas2
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Mensagem por Thomas2 »

Eu acho que meu carro liga a primeira partida pensando que é alcool..
Pq na partida ele pega de primeira, só que a lenta fica quase morrendo, tremendo bastante, se acelerar falha, engasga, da um estouro as vezes...

Logo em seguida ele estabiliza a lenta e fica normal.

A sonda lambida será que tá normal, pq o motor funciona falhando... E logo estabiliza. Então ela tá corrigindo a mistura..
Só que se eu deixar a chave no contato ligado um minuto antes de dar a partida ele liga normal sem falhas... Será que é tempo da resistência da sonda aquecer. Ou tempo da ecu reconhecer o combustível... E acertar os parâmetros antes da partida?

Ou é gasolina sem octagem para o vhc?
Bange
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Mensagem por Bange »

A válvula de retenção fica junto a própria bomba...

Quanto aos valores, eu os considero dentro da normalidade...

Vc não viu a pressão de pico e nem a vazão, mas acho que é irrelevante para o seu problema.

Pra saber se a ECU tá tratando como álcool ou gasolina, só com um scaner...seria bom saber isso...

Já tentou desligar a bomba da partida a frio?
Já reparou se ela está funcionando indevidamente? Eu não tenho certeza, mas ela só deve funcionar abaixo de determinada temperatura e apenas no álcool...não estou seguro disto, é apenas um sentimento de lógica.
Já testou a estanqueidade dos bicos? Isso de dar um estouro e depois normalizar, me cheira a motor afogado.
Thomas2
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Mensagem por Thomas2 »

O próximo passo vai ser desligar a partida frio, eu não escuto ela ligar na partida, mais vai que a ecu envia um sinal na válvula da partida e frio e abre ela, e com o próprio vácuo do motor puxar gasolina.

Testei a sonda lambda. Medindo pelo multímetro com o motor ligado está funcionando normal.
A resistência dela tbm normal deu 9,8ohms, que tá ok.
Só uma dúvida, Ao ligar a ignição sem dar partida, já era pra ter 12V na resistência para ela já tar aquecida, pronta pra uso antes da partida?

Mas no meu carro a ecu manda 12V só uns 3 segundos depois que o motor da partida.

Será que é Por isso
Que a primeira partida do carro, pega toda embaralhada, falhando. Não reconhece de imediato a mistura. Pq o sensor não deu tempo de aquecer?
Bange
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Mensagem por Bange »

Bom, eu não tenho e nunca peguei motor com sonda pré aquecida, mas eu acho que o tempo de 3s é curto para que seja atingido os 300ºC, que é quando ela começa a funcionar...

Este vídeo não é sobre o Corsa, mas dá uma ampla ideia da sonda...

https://www.youtube.com/watch?v=4mfJm6-9j0o
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