[SOLUÇÃO] - Motor com dificuldade na partida. O que fazer?

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thiagosavian
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Mensagem por thiagosavian »

Bom, como disse abasteci em outro posto e realmente a partida melhorou... em partes, pq qnd dou partida ele pega de primeira mas o carro parece que vai morrer, daí dou uma acelerada e ele estabiliza.
Não fiz média ainda pq não enchi o tanque, mas vou ver se nesse fds encho ele.
Pra andar ele está normal (já estava antes com a outra gasolina) não engasga não falha e não morre.
Estou achando que é problema da central demorar a reconhecer o combustível é não problema de combustível adulterado.


lusosantista
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Mensagem por lusosantista »

Tenho um Corsa Wind 1.0 1997, de uns temos para cá tenho percebido que quando meu tanque está com menos de 1/2 tanque tenho dificuldades em ligar o carro, tenho a impressão que entra ar na mangueira de combustível, troquei o filtro de combustível mas nada mudou, se eu desligo o carro e ligo dentro de pouco tempo, ele pega de primeira, mas quando fica algumas horas desligado já apresenta o problema, alguém sabe o que pode ser?


Bange
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Mensagem por Bange »

Pode ser falta de estanqueidade nos bicos, provocando vazamento e afogamento do motor e dificultando a partida após algum tempo de parado.

Mas também pode ser a válvula de alívio da flauta, entupimento do pré filtro de combustível, bateria com pouca carga....tem que ir eliminando cada coisa.


Bange
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Mensagem por Bange »

Pessoal (principalemte o Zé e SemControle),

Fiz umas pesquisas entre fóruns e oficinas, obtendo as seguintes informações:

O problema de travamento não é exclusivo dos carros flex, acontece também nos outros em menor escala.

O que se chama de "travamento", é uma situação em que a ECU trabalha com um mapeamento errado para a definição da mistura ar/combustível, que é a estequiometria (x partes de ar para y partes de combustível).

Idealmente para o álcool o nr estequiometrico é 9, ou seja, 9 partes de massa ar para 1 parte de massa de álcool.
Já para a gasolina o nr é 15, ou seja 15 partes de massa de ar para 1 parte de massa de gasolina.

Além disso, existe a necessidade de se corrigir (ou controlar), o momento da explosão quando o pistão chega ao seu PMS.

Então, é possível compreender que nos motores monocombustível, o que é chamado de "fase de aprendizagem", praticamente não existe, pos ou é álcool ou é gasolina...mas e nos flex?

Como a ECU não é informada sobre a quantidade que se põe de gasolina e de álcool, ela tem que descobrir ou aprender o que foi colocado no tanque...e isto é um processo que não é imediato, pois além da homogeneidade dos líquidos não ser imediata, a ECU tem que adequar o ponto e o volume de uma mistura desconhecida em proporções, para identificar qual o melhor nr na faixa de 9 a 15 (dependendo da proporção de cada combustível), para que a explosão tenha a melhor potência e o menor impacto no meio ambiente.

Neste procedimento chamado de "aprendizagem", existem diversas estratégias adotadas por cada montadora e por cada fabricante de ECU...além da coisa não ser simples ainda existem fatores que complicam ainda mais...

Interferências por ruído (estático, magnético, etc..), que altere os dados gravados pela ECU, nas tabelas que vão sendo criadas.
Bug no SW da ECU.
Qualidade do combustível
Erros de leitua das sondas (por falhas nas velas ou a própria sonda), oxidação de terminais, toca correta do combustível (?), etc...

Ou seja, em um mundo ideal o problema não aconteceria... e a indústria ainda não equacionou a todos de forma a evitar que o travamento ocorra...isto pode estar acontecendo na evolução dos modelos e ECU, mas certamente ela não investirá tempo e dinheiro para resolver os "velhos".

Minha conclusão é de que ocorrendo a identificação da consequência (dificuldade para pegar, funcionamento irregular ou consumo além do esperado), a primeira providência é ressetar a ECU, pois os casos fortuitos que foram gravados pela ECU, serão eliminados e se não voltarem a ocorrer, também não mais ocorrerão as consequências...

Porém, se a(s) consequência(s) retornar(em), fica claro a necessidade de se avaliar com a instrumentação própria e isto só é feito por quem tem scaner, osciloscópio, etc... ou seja, uma boa oficina.

Alguns podem argumentar que um resset na ECU, elimina o histórico dos defeitos que foram gravados e por consequência atrapalhará uma análise que dependa desse histórico.

Bom, isto é verdadeiro para os casos em que a ECU identifica o problema e o deixa registrado em memória...mas e os casos em que ela não identifica, mas eles perduram? além disso, pode-se anotar antes de ressetar...

Nem sempre adianta conhecer o histórico e tratar a causa constante é o prioritário...este é meu pensamento...

Bem, agora eu entendo o que é chamado de travamento da ECU...que não é a mesma coisa que em nossos computadores, onde literalmente param. O travamento é o nome dado quando a ECU, por alguma razão, deixa de executar uma atividade interna ou ignora uma determinada informação de uma sonda, para assumir uma forma de trabalho pré estabelecida em fábrica, de modo a manter o motor em funcionamento dentro do possível.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

é bem por ai mesmo.....
nos não flex a variação dos parâmetros é bem menor e não perceptível do q essa faixa toda de variância q os flex precisam....o flex trava dessa forma é igual por álcool em um carro original gasolina ou o contrario, qnd funciona é todo irregular...
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adaflon
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Mensagem por adaflon »

Então amigos estou com um problema bem parecido ao do rapaz acima!

Rapaziada tenho um corsa classic 2008/09 o carro sempre foi uma maravilha pra pegar moro no Rj porém de uns 3 meses ora cá o carro tá com muita dificuldade na partida ele tem gnv e é flex porem tenho o carro há tres anos e começou quando comecei a retirar o borner da bateria pois o som mesmo desligado consumia bateria dai desses 2 pra 3 meses ta muito ruim ja troquei cabo vela original ja limpei em casa os sensores da borboleta o sensor map o atuador da marcha lenta e nada alguém já teve este problema?


Bange
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Mensagem por Bange »

Meu caro, vc deve resolver primeiro o problema do som, pois como vc sinalizou, a coisa ocorreu após seu procedimento de desligar a bateria...provavelmente de um dia para o outro.

Mesmo que a princípio não se veja uma relação entre os problemas, pode haver um problema na instalação elétrica do som que esteja provocando o segundo problema.


adaflon
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Mensagem por adaflon »

Então Bange esse lance do som eu Ja resolvi faz tempo mas so frisei pq tudo começou quando começou a arriar a bateria do carro


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Ligou o som no pós chave? Experimente trocar a bateria e depois fazer um reset na central de injeção. Depois desse procedimento, ande com o carro por uns 20min. no combustível líquido.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

se a bateria não tiver la essas coisas pode ser a fonte do problema, na verdade depois q bateria perde a carga uma vez, ela nunca mais fica a mesma

meu carro como não uso, eu desligo a bateria, mas ai q ta, ele não é flex, ele cai nessa de se acertar, mas como a variação de parâmetros é pequena, o processo se da muito rapidamente...
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