[DÚVIDA] - Corsa 1.4 EFI - Cabeçote Revisado e Esquentando. O que fazer?

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puro-veneno
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[DÚVIDA] - Corsa 1.4 EFI - Cabeçote Revisado e Esquentando. O que fazer?

Mensagem por puro-veneno »

Boa noite Galera do forum!! tenho um corsa Efi 1.4 comprei de um amigo a 2 meses. andei com o carro. blz!! Quando fui pra casa o carro aqueceu.. No dia seguinte, levei pro mecanico o mesmo trocou a ventoinha pedi pra arrancar a valvula termostatica e o carro ja tinha sido retirada anteriormente . (pedi pra arrancar a valvula pois o meu carro anterior corsa efi 1.0 94 trabalhava no maximo a 92 graus somente com o cebolao do passat antigo) Ok! Fui pra casa e ao chegar em casa o carro ferveu!!! A tarde levei para o mecanico e ele achou estranho o carro comecou a ficar ruim falhar com isso: fiz o cabecote, troquei bomba dagua, colocou kit verao, ele deixou sem a valvula mesmo pra ficar igual ao meu corsa antigo . Peguei o carro HOje as 19h20ele tava show tava com disposicao coisa que na segunda vez nao estava... chegando na metade do caminho de casa o carro começou a esquentar a temperatura foi a quase 95, quando subi num morrinho de primeira a temperatura foi para uns 98. parei o carro em casa. Abri o reservatorio a agua tava borbulhando. a ventoinha normal, tava um tufao e a ventoinha do ar tava armada pois fiquei com medo quando ela bateu 95 e liguei logo, e mesmo assim o carro esquentou e ao abrir a tampa oagua borbulhou por ter esquentado A temperatura ambiente aqui esta 18 graus, imagine dia de sol! O que tenho que fazer para a temperatura estabilizar a 90 igual meu corsa antigo1.0 efi, que quase nao mechia o ponteiro? alguem pode me ajudar. pois nao vou levar mais neste mecanico. acho que ele nao conhece muiito sobre o corsa efi. lembrando o carro ta sem valvula termostatica, ta com kit verao, bomba dagua nova pois ela estava toda se deteriorando as elices internas , a ventoinha nova e fez a geral cabeçote . na logica era pra fluir normal . Agradeco pela ajuda pois estou com medo de Andar com o carro!!!
lucp_cwb
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Mensagem por lucp_cwb »

Fala fera! Blz?
Cara, explica, por favor, exatamente porque vc tirou a válvula termostática?


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Bange
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Mensagem por Bange »

Se o seu carro já não tem VT (é um erro), liga a ventoinhas com menos de 92°C e sua bomba (mesmo que nova), não etá com defeito, só encontro três possibilidades:

1 - Seu motor está com o ponto atrasado.
2 - Está ocorrendo alguma obstrução no fluxo do líquido refrigerante (água + aditivo), e o local mais provável é o radiador.
3 - A tampa de seu reservatório não está segurando a pressão.

Pergunta:
Se o seu carro tem AC, com que velocidade seu kit verão está acionando as ventoinhas?
puro-veneno
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Mensagem por puro-veneno »

Bom dia lucp_cwb.

Na verdade já estava sem, eu descobri que não tinha pq pedi pra retirar. pois teu tinha um corsa efi 1.0 nossa. o carro esquentava 95 a quase 100 no transito, ai resolvi trocar o cebolao o carro não saia do 90, fiquei andaando assim por 3 anos sem estresse. to achando estranho que esse carro não tem o VT e ta com cebolapo que arma em 90 e o carro apos 8km em estrada de buraco andando na 2 e as vezes na 3ª marcha esquentou a uns 98.
puro-veneno
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Mensagem por puro-veneno »

Bom dia Bange
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o modelo do meu carro é o velho antigo efi. o radiador e diferente e a ventoinha tambem. o cebolao da ventoinha principal de uma velocidade tufao ta ligado no kit verao. o cebolao arma a 90 graus.

Tampa do reservatorio ta lacrada o que eu disse que quando abro ela vejo que a agua ta quente tipo fervendo mesmo com as ventoinhas armadas. desculpe mas acho estranho pq meu outro corsa efi 1.0 não trabalhava nestas temperaturas.
Bange
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Mensagem por Bange »

Velho ou novo, a VT tem a mesma temperatura de trabalho 92°C +- 2°C...e não é por acaso, pois o motor para melhor rendimento e conformidade com o controle da emissão de poluentes, trabalha entre este valor e 98°C (pode ir aos 100°C, mas em casos excepcionais).

Considerando que a camisa do cilindro, em funcionamento normal do motor, chega a mais de 250°C, é normal quando se desliga o motor (se muito quente), que ocorram borbulhamentos, pois a bomba deixa de arrefecer o motor...e a temperatura da camisa não cai imediatamente.

A tampa do reservatório não pode nem ser lacrada e nem permitir saída de ar (pressão), abaixo de 1,4Bar, pois alí tem uma válvula que controla a pressão até este valor (a pressão ajuda a baixar a temperatura de ebulição)...e aliviar quando e se exceder, para que o sistema não vire literalmente uma bomba.

Seu carro é antigo e certamente um ou mais donos anteriores não usavam o aditivo no arrefecimento (nunca ou por um período), o que compromete os metais (todos), com a corrosão...o aditivo misturado a água, além de elevar o ponto de ebulição da mistura, contribuí para inibir a corrosão.

Se teve corrosão, soltou detritos que se sobrepõem e acumulam em diversas partes do sistema (em cavidades e todas as paredes internas do motor, mangueiras, reservatório e radiador, que é o maior gargalo devido ao diâmetro das passagens...então, não importa se o radiador é diferente do atual ou não, lá é o lugar onde mais acumula e prejudica (para onde foram os detritos da bomba?)

Só para citar um exemplo simples...se suas mangueiras nunca foram trocadas, certamente estão com aquela característica de "casca de ovo quebrando" quando apertadas...isto é a camada de detritos que se depositou nas paredes internas, o que também contribui para aumentar a temperatura.

Não compare a temperatura de seu carro antigo com o atual...certifique-se que o atual registra a temperatura corretamente e caso esteja fora da faixa normal de trabalho (de 92+-2°C até 98°C), busque saber os motivos e corrija. Mostradores do painel e sensores podem dar defeito (modelos antigos), mostradores (em modelos novos), são manipulados pela montadora.

Quer resolver o problema da temperatura? Bloqueia o ponteiro pra não passar de 93°C...satisfaz? Claro que não...mas se vc não souber que existe o bloqueio ou acreditar (sem testar), que está correto, vai seguir viajem numa boa e se nunca der problema, vai jurar que está correto.
lucp_cwb
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Mensagem por lucp_cwb »

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puro-veneno
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Mensagem por puro-veneno »

Bange
:: GSI ::

Então amigo você me aconselha? tiro o radiador e lavo? troco as borrachas? Cara sou leigo nestas coisas mas axo estranho. minha questão é, nunca vi outro corsa antigo em funcionamento a nao ser o meu anterior! so tive 2 fiat uno e uma palio fire , em que o ponteiro só ficava no meio estaguinado. Fds vou tirar o radiador pra ver se ta obstruido, o que vc me indicaria pra colocar dentro do radiador pra lavar?
Bange
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Mensagem por Bange »

Na minha visão, as coisas devem ter no mínimo uma avaliação crítica (preferencialmente técnica), para se condenar ou não um componente.

Uma lâmpada incandescente não requer mais que a visão do filamento rompido, mas e quando não se vê o interior e não se dispõe de dados para avaliação?

No caso das mangueiras, se não estiverem ressecadas por fora, mas estiverem com aquela característica de "casca de ovo quebrando" por dentro, no mínimo fazer a remoção da fina casca de detritos na superfície interna...isto é econômico e ajuda a melhorar o sistema...mas o melhor é a substituição, principalmente daquela fina que vai do radiador ao reservatório, pois devido ao diâmetro, entope fácil, é difícil de limpar e ela tem muita importância no sistema.

No caso do radiador, sem abrir, não há como proceder a uma limpeza com a segurança de que ficará 100% desobstruído e limpo...a limpeza sem abrir ajuda? Pode ser que sim...mas não há dados técnicos para avaliar se a vazão ficou ou ficará 100%. Usar produtos específicos para a limpeza (tipo Rad Clean), que até já usei, é uma faca de dois gumes, pois de fato alguma limpeza é feita, mas depende do estrago já feito e em alguns casos ele vai retirar a fina camada que ainda existe e que mantém o sistema sem vazamentos (ex.: tampões ou selos do motor), seu uso deve ser consciente de que pode resolver, mas também pode abreviar um problema que aconteceria mais adiante.

Fazer o procedimento de "varetar" o radiador (que consiste em abrir, passar varetas nos tubos para arrancar as deposições, trocar os vedantes e fechar), fica mais barato que um novo e é uma manutenção que, se bem feita, resolve em 90% dos casos, mas e a corrosão que o próprio alumínio do radiador sofreu? E o plástico de fechamento das extremidades ainda está 100% íntegro pra durar tanto quanto já durou? Pode ser que dure e dure muito...pode ser...

Este procedimento de "varetar", era muito comum em carros bem antigos, onde o radiador era feito de metal de grande durabilidade e permitia este procedimento por várias e várias vezes...hoje os materiais são mais leves e frágeis e nem sempre suportarão 2 vezes este procedimento, sendo a durabilidade uma loteria...novamente substituir por um novo (e original), é o mais certo.

Para a tampa, existem métodos técnicos e instrumentos (a venda no mercado ou caseiros), de avaliação...

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?f=40&t=107605

Então, para resolver o seu problema, não há como fugir de avaliar cada item...inclusive aferir se o que é mostrado no painel, condiz com a verdade...procedendo a ordem do mais simples e barato (tampa), até o mais complexo e caro (rever a bomba).
puro-veneno
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Mensagem por puro-veneno »

Bange
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vou começar a ver neste fds as borrachas pra ver se a pequena esta obstruída. Um detalhe, o retorno... ele joga água na lenta ou só a partir de uma certa rotação do motor?
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