[FOTOS] - Restauração aos 20 anos - Corsa GL 1.6 96/97 - Gori Omura

Aqui você pode mostrar seu Corsa.
Responder
Omura
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Sábado 15 2015f Agosto 2015 06:10:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[FOTOS] - Restauração aos 20 anos - Corsa GL 1.6 96/97 - Gor

Mensagem por Omura »

Fala, corseiros!

Erroneamente, tinha colocado as fotos do meu corsa num tópico de novos membros. Estou transferindo para cá. Quero compartilhar com vocês para, assim como muitos outros, inspirar coragem para a empreitada da restauração.

Resumidamente, esse é meu primeiro e único carro. Estou com ele há 10 anos, sendo que os outros 10 estiveram com pessoas da minha família, desde que saiu de fábrica.

Perto de completar 20 anos, o carro já não é mais o mesmo. Motor, câmbio, direção e suspensão estão bala!!! Porém, está começando a capengar na funilaria, na elétrica e no estofamento. Estava perto de vendê-lo quando a paixão falou mais alto. O restante agora será história.

Espero que apreciem e me mantenho aberto à sugestões, críticas e etc.
Gori Omura escreveu:Separei alguns minutos para preparar as fotos no servidor e compartilhar aqui. Há muita história em torno desse carro, mas, atualmente, estava em uma pegada de deixá-lo o mais próximo do original.

Assim estava o corsinha há poucos dias. Engate enferrujado na parte de cima e empenado por terem colidido atrás de mim. Fora os decalques e a palheta do parabrisa, todo o restante está original. A porta traseira também estava levemente empenada na coluna esquerda, mas não dá pra ver na foto. O detalhe no parachoque é cocô de passarinho:
Imagem

A foto abaixo mostra o detalhe da porta traseira. A moldura do paralama tem um pequeno amassado, que não dá pra ver na foto. Exceto pelo decalque em cima do friso, tudo original:
Imagem

Detalhe da lateral suja e limpa. Quem tiver bons olhos verá que a roda é do celtinha. A suspensão está com molas originais do corsa, amortecedores turbogás da cofap e pneus 165/70 13:
Imagem

Avarias no capô, parachoque e faróis, resultado de uma colisão besta no trânsito. Tirando a palheta do parabrisa, tudo original:
Imagem

A foto frontal mostra a extensão superficial do prejuízo:
Imagem

No final de semana, desmontei o parachoque e joguei fora, pois os encaixes que vão na borda do paralama estavam quebrados. Desmontei os faróis e vi que todos os encaixes também estavam quebrados, porém guardei para tentar restaurar. As lâmpadas estavam intactas, somente uma do farol parcialmente queimado (só funciona no alto):
Imagem

Olhando o prejuízo mais de perto, dá pra ver a abertura do farol empenada:
Imagem

Alma do parachoque empenada, aquela placa da longarina que fixa a travessa do radiador empenada (acho que chama extensão do painel do assoalho, ou não sei se é a própria longarina), além de faltarem vários bujões fixadores do duto de ar do radiador:
Imagem

Suporte da alma empenado:
Imagem

Detalhe do encaixe da travessa do radiador, bujão ausente e inícios de rachaduras começando a aparecer na parte inferior da travessa:
Imagem

Espaço para bucha do farol empenado:
Imagem

Suporte da alma empenado:
Imagem

Olhando a longarina por baixo (em outra ocasião durante a troca de óleo), APARENTEMENTE tudo certo, somente trincada a massa que vai em cima da junção das placas. Lado passageiro:
Imagem

Detalhe para coifa da homocinética intacta, trocada recentemente, assim como bandejas, barras tensoras, morcegões e respectivas braçadeiras. Lado motorista:
Imagem

Por enquanto é isso, galera.

O carro está de um jeito que ninguém gosta de ver (parado e desmontado), mas que é necessário para melhorar. O próximo passo vai ser a retirada do motor para averiguar avarias no cofre e todo painel dianteiro, incluindo a parede corta fogo. Vai ser o momento de tentar lavar o motor, pintar o cofre, verificar a quantidade de peças para repor. Acho que nas próximas semanas isso já deve acontecer.

Forte abraço!
Gori Omura escreveu:Aproveitando para upar as fotos das peças que estão chegando, enquanto não desmonto o motor.

Parachoque dianteiro e grade originais (versão 2000), se encaixaram como mão e luva:
Imagem

Detalhe:
Imagem

O capô do 2000 já está na mão do funileiro para pintura, é usado, mas original. Mostrarei quando estiver pronto. 8)
celioad
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Quinta-feira 20 2011f Outubro 2011 03:08:32 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por celioad »

Legal.
Tenho um corsa 95 Azul. Estou reformando aos poucos tb. Tive uma batida frontal, nada grave, mas entortou um pouco o painel frontal. Acho que vou ter de comprar outro painel frontal. Fora dar uma revitalizada na pintura.
Posta mais informações pra acompanharmos.
Valeu.
Omura
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Sábado 15 2015f Agosto 2015 06:10:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Omura »

Boa, celioad!

Essa colisão foi há mais de 1 ano. "Encostei" num palio e a motorista largou o freio, "empurrando" então uma rav4!!! :o Vacilo de usar celular num trânsito de anda e para... Tinha acabado de engatar a segunda...

Foi CENSURADO, não consegui pagar tudo, então a restauração do meu teve que esperar. Juntei a grana, comprei algumas peças, fui fazendo os ajustes mais urgentes (tipo suspensão, fiz inclusive alinhamento técnico) e agora chegou a hora de fazer a funeca!

Por enquanto, deu pra ver (nas fotos acima) algumas partes empenadas. O painel dianteiro mesmo deu uma afundada, mas de leve, sem trincas, totalmente recuperável. Até a trava do capô está de boa.

O trampo inteiro agora vai ser só a dianteira... Já encostei o carro e até o fds devo ter fotos do cofre sem o motor, daí será possível ver o real estado e o que terei que fazer... Mas com certeza será um trampo de 1 mês. Vai envolver desmontar o motor, o painel interno... Vou tentar registrar todas as fases.

Se tiver fotos do seu, coloca aí pra gente ver!

Abs
Omura
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Sábado 15 2015f Agosto 2015 06:10:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Omura »

O painel dianteiro, como está:

Imagem
Omura
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Sábado 15 2015f Agosto 2015 06:10:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Omura »

A vida não pára, o Mike não pára e meu mecânico também não.

Finalmente o motor foi retirado. Essas são fotos do mecânico:
Imagem

Tá aí uma coisa que me dá aflição, ver tanto cabo e chicote tudo solto. A cordinha pra segurar o escape até supero:
Imagem

O motor do fusca alemão de fundo roubando a cena (clique aqui para ver uma foto desse fusca):
Imagem

Agora foi a vez do mustangão tentar a sorte:
Imagem

Amanhã tentarei tirar mais fotos, com mais detalhes e tal. A demora é por uma boa causa, pois apareceu esse lindo Chevrolet Bel Air para roubar não só a cena, como também meu lugar na fila rs. Só o paralama desse carro é quase o comprimento do corsa, deu um puta trabalho pro cara. Essas fui eu tirei antes de desmontar o motor do meu:
Imagem

Aqui outras obras de arte. Só placa preta. Porsche 911 (da década de 80 se não me engano) e um Alfa Romeo 2300 se não me engano (não sei a data). Meu corsinha tá lá do lado:
Imagem

Sem palavras, essa daí tem até um bagageiro de madeira no portamala, show de bola:
Imagem

É isso aí, por enquanto.

Moderadores, por favor, poderiam me ajudar a mudar o título do tópico? Ficou como "ajuda"...

Absss
thiago.bacaicoa
:: Super ::
Mensagens: 59
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 10:36:18 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008
Contato:

Mensagem por thiago.bacaicoa »

Bom dia Corseiros

Primeiramente Omura, parabéns pela iniciativa de restaurar o corsinha...
Numa época em que todo mundo descarta tudo, é legal ver gente que dá valor a seus automóveis. Não pelo valor monetário em si, mas pela história q teve com ele.

Há uns 5 meses tive problemas com meu corsa... o motor tava fumando demais.. e o oléo misturando na água.. já seria a segunda vez q faria o motor (por causa da quilometragem), mas td bem. O problema é q fui sair com o carro do meu pai e acabei encostando num HB20.. mesmo caso que o seu.. celular...

Bom, a grana da retifica foi embora.. acabei encostando ele e decidi que iria reformar ele todo.. Comprei outro corsa.. um hatch 2008 (nem gosto de corsa né? kkkk) e esse vou reformar as poucos.. a grande maioria aqui em casa mesmo.. so funilaria e pintura vou mandar fora pq não manjo.. e desisti do 1.6 original.. vai entrar um 2.2 16v..

Abraços!!
1 - Corsa Sedan GL 1.6 1997 - Foi embora e deixou saudades
2 - Corsa Hatch Joy 1.0 VHC 2008 - Vendi pro meu pai. Ainda uso as vezes... rsrs
3 - S10 Deluxe CD 4.3 V6 Vortec - Atual. Sonho de moleque. Som do V6 é inigualável.
Omura
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Sábado 15 2015f Agosto 2015 06:10:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Omura »

Obrigado, thiago.bacaicoa!

Fico curioso pra ver o 2.2, apesar do meu projeto não ser tão agressivo hehe pelo menos por enquanto vou manter o 1.6 8v. O meu girou aprox. 160mil km e a única retífica que fiz até hoje (em torno de 110/120mil km) foi por conta de uma trinca no cabeçote. Ultimamente to meio chato com a manutenção preventiva pra não ter novidade - inclusive tenho uma planilha de controle :roll:. Ele tá rodando bem ainda, "econômico" (entre 8km e 10km por litro na cidade) e responde bem quando precisa, por enquanto tá atendendo...

Hoje consegui ver de perto algumas coisas que me trouxeram a certeza de que eu deveria mesmo ter começado essa restauração há muito tempo...

Meu amor em nudez pela primeira vez:
Imagem

Como se tivesse tomado um soco nos olhos:
Imagem

Imagem

O lado direito não parece tão ruim:
Imagem

Mas a luz denuncia o rasgo na sobrancelha:
Imagem

Sem o radiador, deu pra ver a junção enferrujada da longarina com a travessa:
Imagem

Esse lado não parece tão judiado:
Imagem

Aqui começam a aparecer claramente os motivos pelos quais você nunca deve confiar em uma funilaria da sua seguradora:
Imagem

Imagem

Esse é o estado da bandeja da bateria:
Imagem

Aqui uma espiadinha por baixo:
Imagem

O ângulo não colaborou para ver melhor o que o reservatório de água escondia:
Imagem

Mas olhando por cima:
Imagem

O lugar onde estava estacionado não contribuiu pra pegar outros ângulos e detalhes, mas com certeza existe um belo trabalho a ser feito aí nas próximas semanas.

Se Deus quiser, devagar e sempre, a gente chega lá!
thiago.bacaicoa
:: Super ::
Mensagens: 59
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 10:36:18 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008
Contato:

Mensagem por thiago.bacaicoa »

Omura

A primeira retífica foi pelo mesmo motivo.. só que na urgência do carro e falta de grana, acabei fazendo só isso.. depois de um tempo veio a fumaça em rotações mais altas.. e de repente.. óleo na água. Desmontei tudo e ví que o estado do motor não estava dos melhores. Quando ia fazer a retífica.. aconteceu o problema da batida..

O projeto do 2.2 só surgiu porque já tenho um 1.0, então dá pra utilizar esse no dia a dia. Não sou o tipo de cara q pega um carro, prepara e se acha o Toretto.. kkk.. até pq não sou de correr muito.. mas sempre quis um carro forte..

Cara, parabéns pelo cuidado na restauração. pelo jeito você está sendo bem minucioso, isso é importantíssimo numa restauração.

Abraços e espero q um dia esses dois corsas "renascidos" estejam juntos num encontro do CC!
1 - Corsa Sedan GL 1.6 1997 - Foi embora e deixou saudades
2 - Corsa Hatch Joy 1.0 VHC 2008 - Vendi pro meu pai. Ainda uso as vezes... rsrs
3 - S10 Deluxe CD 4.3 V6 Vortec - Atual. Sonho de moleque. Som do V6 é inigualável.
gobira
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:01:41 AM
Localização: Paraty - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gobira »

Acompanhando aqui.
Gobira

Corsa 1.4 Premium 2010
Jardel_GM
:: Moderador ::
Mensagens: 386
Registrado em: Quarta-feira 01 2014f Outubro 2014 05:52:53 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Jardel_GM »

Parabéns de mais pelo projeto.
Digo que vale muito a pena, esta cada vez mais difícil de achar GL e GLS em bom estado...

Desejo muito sucesso!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Corsa Clube Fotos”