[FOTOS] - Meu corsa hatch 4P 99/00 vinho - Projeto Açaí - gobira

Aqui você pode mostrar seu Corsa.
Responder
gobira
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:01:41 AM
Localização: Paraty - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[FOTOS] - Meu corsa hatch 4P 99/00 vinho - Projeto Açaí - go

Mensagem por gobira »

Oi pessoal,

É com prazer que apresento aqui meu novo brinquedo, corsa hatch 4P 99/00 vinho com 78000 km originais, ar condicionado e travas elétricas originais de fábrica!! Foi amor a primeira vista, pois achei lindo o corsa nessa cor!!! O carro está bem inteirinho, com todos os selinhos/adesivos originais, mas como já tem 15 anos de uso, preciso fazer umas coisinhas nele para que ele fique perfeito e vai ser um prazer!! rs.. Vou precisar de ajuda do pessoal do clube, com dicas, macetes e etc.. Espero poder contar com a ajuda do pessoal !!

A primeira fase do projeto ele vai passar por um pente fino na mecânica, depois a revisão do ar e etc... Minha ideia é ir postando fotos das melhorias que for realizando nele e as vezes solicitar ajuda em alguns pontos.

E já começando, preciso saber com certeza a cor dele... Na verdade ele é vermelho e acredito que seja vermelho Breton (vi no cepchev), mas na etiqueta de cor fixada no porta malas, está apagada. Alguém poderia me confirmar isso?!

Ah... Inclusive o nome do projeto é por conta da cor, que lembra o açaí. Uma amiga apelidou o projeto dessa maneira e agora virou oficial, Projeto Açaí!!! Viu Vanessa?! rs...

Mas chega de papo e vamos as fotos do carro quando o comprei, cerca de 20 dias atrás!!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Breve as fotos da revisão mecânica que está sendo realizada nesse momento, com grande maioria das peças originais!

Espero que gostem.

Grande abraço.
Gobira

Corsa 1.4 Premium 2010
gobira
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:01:41 AM
Localização: Paraty - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gobira »

Pessoal,

Atualizando o projeto açaí!!!

Comprei o carro há uns vinte dias e antes de traze-lo para Paraty, pois o comprei no Rio, troquei o óleo e filtro antes de pegar estrada. Como meu mecânico de confiança é do Rio, aproveitei e passei por lá para ele dar uma averiguada no carro e já marcar a revisão.

Ele deu uma olhada geral e gostou do que viu e falou a mesma coisa que já tinha verificado. O carro está bem inteiro, com os selinhos e tudo, porém precisa de uma boa revisão, com troca de embreagem, amortecedores dianteiros, troca de fluídos, substituição de alguns sensores e etc...


Cheguei em casa sem problemas com o carro, sofri um pouquinho com o calor, pois fez um sol de rachar nesse dia, mesmo sendo inverno, mas aqui no Rio, não tem essa, o sol castiga mesmo. Cheguei a conclusão que a próxima revisão da lista é o ar-condicionado. rs....

Tirei um sábado para dar uma olhada geral no vermelhinho. Encontrei coisas boas e outras não tão boas...rs...rs... Mas considerando, mais uma vez a idade do carro, não chegam a ser ruins não.

Dando uma olhada por baixo do motor, dá para ver uma "babinha" de óleo, me parecia algo relacionado a junta do cárter e do câmbio, o que se confirmou quando o mecânico desmontou e disse que as juntas já tinham passado da hora de serem substituídas. Patilhas estavam legais, precisando apenas de lubrificação.

Mas vamos há algumas fotos.........

Imagem

Imagem

Imagem

Uma coisa que me incomodou bastante durante a viagem Rio X Paraty, cerca de 190km, foi as trocas de marcha. A alavanca de câmbio estava meio mole e em alguns momentos com dificuldade para passar a 1º e 2º marchas.
Olhando o que poderia ser, além da necessidade da embreagem, encontrei o anel da alavanca de câmbio bem desgastado, além da bucha do varão do câmbio danificada. Itens para serem substituídos na revisão, aproveitando a troca do kit liame/trambulador, que já estavam na lista.

Fotos do desgaste das peças....


Notem que esse anel no varão é um pedaço da bucha que soltou, ou seja, a alavanca fica boba, dificultando os engates. Precisa ser substituído!!

Imagem

Imagem

Imagem


Para o post não ficar muito extenso, na parte da tarde posto as peças que foram compradas na revisão e os itens a serem vistos nessa primeira etapa.

Abraço.
Gobira

Corsa 1.4 Premium 2010
Ikaro
:: Moderador ::
Mensagens: 2837
Registrado em: Domingo 28 2004f Novembro 2004 12:58:12 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ikaro »

Fala Gobira,

Zerado demais seu achado heim!

Já começou mandando bem na manutenção... e pelo visto tem mais coisa, hehe

Vou acompanhar seu tópico aqui.

Parabéns pela aquisição

Abraços
gobira
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:01:41 AM
Localização: Paraty - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gobira »

Valeu Ikaro,

Mas a graça é essa, ter umas coisinhas pra melhorar. Rs... A manutenção é essencial pois preciso saber o carro q tenho na mão.

Olha só, não estou recebendo emails de aviso quando alguem posta no tópico. Esse recurso é legal para acompanharmos as novas postagens. Ele não está funcionando não?

Abraço
Gobira

Corsa 1.4 Premium 2010
gobira
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:01:41 AM
Localização: Paraty - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gobira »

Pessoal,

Estou de volta para atualizar o projeto açaí!

Então vamos aos itens de manutenção mecânica que está sendo realizada. Como são muitos itens, encheu a mala do corsa de peças!!! rs.... Resolvi postar uma foto dos cupons fiscais com o preço das peças, pois pode ajudar alguém a planejar sua revisão. A grande maioria das peças foram compradas na Altese e Accioly por serem originais. Essas lojas ficam situadas no bairro da Penha Circular, no Rio de Janeiro.

Seguem as fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Meu mecânico ficou doido de tantos itens realizados de uma só vez...rs.... Com certeza ainda vou precisar realizar algumas coisas, mas pra início de brincadeira, tá bom demais.

Um resumo do que foi feito...

Troca de embreagem
Kit liame/trambulador,
Amortecedores dianteiros com coxins
Fluido radiador e sistema de freio
Limpeza e troca das juntas do cárter e câmbio
Substituição de sonda lambda, sensor de temperatura e pressão de óleo
Troca de velas e cabos de velas
Limpeza de bicos injetores e TBI
Substituição de correia e esticador
Substituição da correia do alternador e ar-condicionado
Filtros de ar, combustível e ar-condicionado
Buchas da suspensão
Cabos de acelerador e embreagem
* algo mais que não me lembro agora...rs...rs...

Em fim, foi bastante coisa de uma vez, mas quero ter o carro com a mecânica confiável, para depois passar para as demais fases do projeto... ar-condicionado, estofamento, limpeza do teto, revitalização da pintura e etc....

Vamos as fotos das peças que foram retiradas do carro.

Imagem

Imagem

Imagem

Os amortecedores estavam bem moles, sem atuação. Já estava na hora de trocá-los!

Imagem

As peças ao lado da Kombi foram todas substituídas do corsa!

Imagem

O carro ainda está no mecânico para os últimos ajustes. Assim que pegá-lo, vou postar como é a sensação de dirigi-lo depois dessa revisão. Espero que fique bem mais gostoso de andar !!!

Um grande abraço.
Gobira

Corsa 1.4 Premium 2010
gobira
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:01:41 AM
Localização: Paraty - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gobira »

Olá pessoal.

Peguei o carro no mecênico........ E parece outro !!! rs... As marchas bem justinhas, o motor muito mais esperto e com os amortecedores novos o carro ficou mais estável. A única coisa que ainda me incomoda é um enhec, enhec na parte da frente. Só quando eu passo em quebra molas é que o barulho aparece.... A impressão que tenho é quando a mola trabalha parece estar roçando ferro com ferro. Alguém tem alguma dica do que possa ser?

Saindo de lá passei no auto center para alinhar e balancear, já que tinha trocado os amortecedores. Aproveitei e coloquei as calotas originais novas, que já havia comprado.

Olha as calotas novas.....

Imagem

Imagem

Saí do auto center e fui direto para uma oficina para revisar o ar condicionado... Posso dizer que aprendi bastante e vou postar algumas fotos dessa revisão.... Mas vou fazer isso no próximo post.

Abraço.
Gobira

Corsa 1.4 Premium 2010
gobira
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:01:41 AM
Localização: Paraty - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gobira »

Olá pessoal.

Peguei o carro no mecênico........ E parece outro !!! rs... As marchas bem justinhas, o motor muito mais esperto e com os amortecedores novos o carro ficou mais estável. A única coisa que ainda me incomoda é um enhec, enhec na parte da frente. Só quando eu passo em quebra molas é que o barulho aparece.... A impressão que tenho é quando a mola trabalha parece estar roçando ferro com ferro. Alguém tem alguma dica do que possa ser?

Saindo de lá passei no auto center para alinhar e balancear, já que tinha trocado os amortecedores. Aproveitei e coloquei as calotas originais novas, que já havia comprado.

Olha as calotas novas.....

Imagem

Imagem

Saí do auto center e fui direto para uma oficina para revisar o ar condicionado... Posso dizer que aprendi bastante e vou postar algumas fotos dessa revisão.... Mas vou fazer isso no próximo post.

Abraço.
Gobira

Corsa 1.4 Premium 2010
Ikaro
:: Moderador ::
Mensagens: 2837
Registrado em: Domingo 28 2004f Novembro 2004 12:58:12 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ikaro »

Bela revisão!

Faz tempo que não vejo um Corsa com essas calotinhas originais :D

Sobre o nhec nhec, verifique os suportes da barra tensora, conhecidos como morceguinhos.

Abraços
gobira
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Fevereiro 2009 09:01:41 AM
Localização: Paraty - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gobira »

Oi Ikaro,

Essas calotas são provisórias, pois no futuro pretendo colocar umas rodinhas maiores da GM.

Vou pesquisar sobre esses morcegos!! Barulhinho chato esse cara.

Ahhh... Nesse momento ele está no pintor tirando uns arranhões !!!

Abraço.
Gobira

Corsa 1.4 Premium 2010
Fábio / Amanda
:: Piquet ::
Mensagens: 288
Registrado em: Domingo 23 2011f Janeiro 2011 10:43:10 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fábio / Amanda »

Gobira..
Essa é a peça.
Imagem

Fica bem na frente ali na parte de baixo do parachoque.
Imagem

Tem uma borracha na parte de dentro dessa peça, ela provavelmente deve ser original ainda.
Quando ela resseca, vai rachando e vai fazendo esse barulho chato.

Quando for trocar, compre ORIGINAL.
eu comprei paralelo e tive que trocar rapidinho.
ahh. outra coisa..

Faça isso antes de fazer alinhamento e cambagem.
por que isso normalmente bagunça a geometria do carro rrs

Abraço
_________________
Corsa Wind MPFI 96/96 - Azul
Imagem
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=78809
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Corsa Clube Fotos”