[DICA] - Quer comprar um carro? Vai comprar um carro? Veja essas.....

Lista de discussão dos amantes do Chevrolet Corsa de todo o Brasil.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Todas as avaliações feitas não garantem em 100%, que o carro não terá problemas futuros, porém diminui bastante as possibilidades...

A Documentação:

Outra avaliação importantíssima é conferir a documentação.

Pegue a documentação e confira placa, chassis e motor...cada carro tem seu local específico para esta conferêncai e os números e letras devem estar claros e sem marcas estranhas que ponham em dúvida o que representem.

Anote o RENAVAN, CPF/CNPJ e demais dados que permitam buscas no DETRAN, quanto a roubo, impedimentos de venda (alienação fiduciária), multas etc...

Busque e imprima tudo que estiver errado, pois muitas agências também prestam serviços de despachante junto ao DETRAN, e infelizmente essa turma não tem lá bons antecedentes...

Se usar este serviço, volte a conferir junto ao DETRAN, se as anormalidades foram sanadas o mais rápido possível...

Se tudo certinho, vc. agora é um feliz proprietário do seu objeto objeto de desejo ou necessidade, mas calma...ainda não terminou...

Como não é normal os proprietários manterem um registro histórico e escrito da manutenção do carro, é bom que alguns itens sejam verificados e substituídos tão logo quanto possível, pois dependendo da quilometragem, é melhor (e mais barato), prevenir do que remediar...

Muitos carros semi novos, trazem no seu manual a prova (carimbo), das revisões programadas pela fábrica (quando e se foram feitas), mas não vem escrito o que resultou.

Assim, para carros abaixo de 40.000Km, troque todos os líquidos utilizados (arrefecimento, óleo do motor, da DH, óleo do freio...), e confira/complete o óleo da caixa.

Ainda para os freios, confira a espessura de pastilhas dianteiras e traseiras.

Para carros acima de 40.000Km, além dos itens descritos anteriormante, troque a correia dentada e seu tensor...se a quilometragem for muito alta, também a correia do alternador/DH...velas e cabos de velas.

Para carros com AC, revise a pressão do gás.

Estes procedimentos lhe darão mais segurança, garantia efetiva da troca e sincroniza as futuras manutenções preventivas...

Agora sim, vc. já pode sair e viajar com uma relativa e maior segurança com a família!


Seria interessante que nós proprietários, mantivéssemos um histórico escrito das manutenções e trocas de peças, durante toda a vida útil do carro, pois além de se manter organizado, valoriza na hora da venda, pois demonstra todo o cuidado que o carro teve em nossas mãos.

Particularmente meu histórico é mantido em planilha (não junto ao manual), me facilita bastante e é simples...exemplo:

Imagem

Será que a sugestão pega?
odilon barth
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Quinta-feira 10 2014f Abril 2014 08:13:16 AM
Localização: Santa Maria de Jetibá - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por odilon barth »

Eu tenho o histórico desde que comprei o meu carro, fiz uma planilha parecida e alem destes dados coloquei a data de cada manutenção.
Esse tópico ta muito bacana, parabens e obrigado
Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

Também tenho uma pasta com todas as notas de peças e serviços. Tenho uma histórico com o por data das manutenções.

No meu Classic quando eu vendi a mulher que comprou levou isso tudo "de brinde". Ela gostou! rs!
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Beleza Odilon...vamos engrossar a ideia...

Só para exemplo...eu tinha um amigo no trabalho, infelizmente já falecido, que transcrevia todo o programa de manutenção do fabricante para uma planilha... e acrescentava tudo que fazia nas revisões programadas e manutenções não programadas (por sentimento ou constatação de problema)...realmente os carros dele eram um brinco.

Sabe que tinha um monte de gente que sempre perguntava pra ele quando o carro seria vendido ou se queria vender?

O fato é que sempre conseguia vender por um valor um pouco acima da tabela...e quem comprava ficava muito satisfeito...detalhe é que a maioria dos compradores trabalhavam na mesma empresa e ele nem chegava a anunciar na mídia...bastava um cartaz no vidro. Que eu me lembre, em 25 anos ele vendeu uns 5 ou 6 carros...tudo assim!
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

É isso aí Luciano, quem compra gosta de ver que a pessoa trata o carro bem, mesmo sendo mulher e via de regra pouco entenda.

Mesmo quem compra desde ZERO, além das trocas dos líquidos, com 40.000Km ou 4, 5 anos, já vai ter que entrar no esquema de trocas preventivas ou de raparos eventuais...quem nada entende pode pensar "novo novo e já trocando peças???", mas em mecânica isto é mais que normal...
Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

Como foi dito no texto, algo que eu observei é a data de fabricação dos pneus e do estepe. Carros mais novos é fácil de "pegar" uma possível adulteração de quilometragem.

Pensei: Bom, estou pegando o carro 2011/2012 com 35.849 km e por esse motivo, mesmo que o antigo dono fosse "desleixado" com alinhamento e balanceamento (que eu acho que era), não existe motivo para o carro não ter os pneus originais de fábrica.

Todos os pneus incluindo o estepe eram do mesmo ano de fabricação do carro, ou seja, os pneus ainda era os originais de fábrica com 'meia vida'.

Se o carro estivesse marcando 35.849 km no hodômetro com os pneus não originais, já descartaria a compra de imediato e já desconfiaria da real quilometragem do veículo...
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
Jocleidio
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sexta-feira 26 2018f Outubro 2018 01:57:15 AM
Localização: São Mateus - ES
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por Jocleidio »

Ressuscitando esse tópico. Ótimas dicas vemos aqui com o Bange! Parabéns meu amigo por nos esclarecer tudo isso em uma postagem, dicas valiosas ainda mais nos dias de hoje onde tem muitos desonestos. Mais uma vez muito obrigado por transmitir todo esse conhecimento.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Corsa Clube List”