Ficamos sempre em segundo plano...

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Bange
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Ficamos sempre em segundo plano...

Mensagem por Bange »

A tecnologia do Camless (sem eixo de comando), já está disponível e é a última palavra em comando de válvulas no primeiro mundo, porém está chegando, tardiamente, uma solução integradora dos vários componentes do conjunto do comando... isso significa que qualquer defeito como um tuchinho batendo, não custará menos de R$ 1.000,00 (por baixo), contra uns R$ 200,00 a R$300,00 de um jogo de tuchos...sem falar que provavelmente serão necessárias ferramentas especiais para dificultar a troca por reparadores autônomos ou hobystas...


http://www.cimm.com.br/portal/noticia/e ... 640231ec46
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Bange, quando vc afirma que ficamos em segundo plano, vc fala pela vista dos mecânicos, certo? Pois se for pela visão do consumidor, o incremento em tecnologia veio nos favorecer, não?

Uma coisa que estava pensando enquanto lia a reportagem é que o dia que as válvulas deixarem de ser comandadas pelo eixo comando e passarem a ser abertas por solenóides, alcançaremos um nível de performance bem alto nos motores. A programação da IE cuidaria para que sempre houvesse a melhor admissão ar/combustível e escape dos gases para qqer regime do motor.
Pensando em motores flex, já existe um motor com taxa de compressão variável. Se essa tecnologia chegar a nós pobres consumidores, talvez o flex tenha o mesmo consumo e potência dos motores monocombustíveis.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Zé, eu falo tanto pela visão do reparador como do usuário...

A última tecnologia disponível é a Camless, a anterior é essa que que vão instalar uma fábrica no Sul de Minas pra fazer o mesmo que é feito hoje, só que num bloco fechado e sem reparos (a princípio)... vai facilitar a vida dos mecânicos? Sim, pois tira um bloco e põe outro, sem molas, balancins etc...

Mas quando fazem isso, o custo do bloco pra nós consumidores, fica uma nota...é mais ou menos como o compressor Argentino, que não tem reparos...pifou, não importa o que seja, joga fora e compra outro...

Pro fabricante é uma economia e tanto, pois vai trocar tempo de alguns mecânicos montando o conjunto de comando por um bloco já montado e fechado...colocou, apertou meia dúzia de parafusos e já vai pra próxima etapa...

Já a tecnologia do Camless, é como vc. disse...permite um maior controle da queima pela ECU, e isto pra nós se reverte em maior potência, possivelmente com um motor ainda menor, economia de combustível, facilidade e flexibilidade de reparo, pois troca tudo que vc. conhece hoje por 4 ou mais conjuntos de solenoide e válvulas...isso sim é estar na crista da onda...mas...quem mandou vc. morar num país do 3° mundo né?
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Ah, sim, entendi.

Talvez nem seja tão caro assim essa troca. Todos nós sabemos que hj em dia está compensando mais comprar um motor parcial do que mandar retificar. Essa jogada da GM está bem interessante. Talvez, com essa "nova tecnologia" de se trocar o motor inteiro, acabe sendo melhor para nós.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Humpf!... pra mim não... e o prazer de eu mesmo fazer???
awaked
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Mensagem por awaked »

Eu entendo o papo e lamento a falta de tecnologia no Brasil... mas... sou racional demais. Prefiro um carro de manutenção barata, e isso significa motor já "velho" por aqui.

Vieram ótimos motores para o Brasil, hoje sucateados e os carros vendidos a preço de banana por falta de mão de obra especializada pra realizar a manutenção.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Bange escreveu:Humpf!... pra mim não... e o prazer de eu mesmo fazer???
Com uma girafa e alguns cavaletes, vc continuará fazendo o serviço. Só não vai precisar mais de mexer com retífica... :lol:
awaked escreveu:(...)Vieram ótimos motores para o Brasil, hoje sucateados e os carros vendidos a preço de banana por falta de mão de obra especializada pra realizar a manutenção.
Os FIAT ACT 2.0 16V do Tempra e o Fivetech do Marea são os exemplos mais expressivos. Juntando a isso, o alto valor das peças de reposição, tornaram-se carros de mano: http://bizarricesautomotivas.blogspot.c ... en-ap.html
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awaked
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Mensagem por awaked »

Exato... e coloca na lista o TSI da VW. Agora é show de bola. Como eram os 16v Turbo de anos atrás.

Daqui a 5 anos os carrões serão sucateados, é só o cara gastar 4 ou 5 mil com uma simples revisão que já desiste e na próxima vai pra mão de mecânico "simples" sem condições que fazem gambiarras.
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L U C I A N O
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Mensagem por L U C I A N O »

Compartilho da mesma opinião do Awaked.
awaked escreveu:Eu entendo o papo e lamento a falta de tecnologia no Brasil... mas... sou racional demais. Prefiro um carro de manutenção barata, e isso significa motor já "velho" por aqui.

Vieram ótimos motores para o Brasil, hoje sucateados e os carros vendidos a preço de banana por falta de mão de obra especializada pra realizar a manutenção.
Se tivéssemos mão de obra qualificada, aliada a peças de reposição com preços justos, realmente compensaria.

Do que adianta ter um motor moderno se na maioria das vezes o "Zé da oficina" não sabe nem por onde começa mexer nesse tipo de motor? E se falarmos em lugares longe dos grandes centros isso se torna totalmente inviável!!

Outro problema é "a cultura" do brasileiro de queimar o filme de certos modelos . Modelos excelentes, porém injustiçados! Cria-se um preconceito a alguns veículos sem ao menos conhecê-los, e fica na mesmice de Gol, Uno.... Carros "de boa revenda" devido a essa "cultura pobre de espírito"....
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
Bange
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Mensagem por Bange »

Luciano,

Sei bem do que vc. está falando... já tive um LADA, modelo Samara, que ficou estigmatizado pelo outro modelo, o Laika, que caiu em desgraça pelos taxistas devido a falta de tropicalização...e era bem feinho também...

O Samara tinha outra motorização, 1.3, econômico, simples e robusto...fiquei com ele só uns 8 ou 9 anos e se tivesse o tempo que tenho hoje, mesmo com a falta de peças no mercado, ainda estaria rodando...quase no fim da história ele já era um verdadeiro Franskstein...alternador de Ford, freio traseiro e bomba de gasolina Fiat, central de ignição do Gol GTI...kkkk

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/imag ... UoPF9dXKd9
O meu era um azul mais claro que o da foto, e não tinha o para-barro (retirei).

Viajei muito com ele e me sentia dirigindo uma Ferrari, pois todo mundo olhava e onde parava juntava gente pra olhar e perguntar alguma coisa...kkkkk
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