Vale a pena comprar e investir em um Corsa?

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DCo988
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Vale a pena comprar e investir em um Corsa?

Mensagem por DCo988 »

Saudações amigos,

Frequento o clube já há algum tempo, porém sempre fiquei nos bastidores. Há cerca de 1 ano, meu pai adquiriu uma pickup corsa ST 2001 para que eu pudesse sair com a patroa (estudo e o salário vai quase todo na universidade, agora que está começando a sobrar um qualquer). Fato é que gostei e gosto muito de corsa, embora essa não seja minha, apenas seja um usufruto. Estou consertando-à aos poucos (agora no final do ano, será a troca da embreagem), enfim.. Além do carro não ser meu, preciso de um pouco mais de espaço, minha patroa tem uma sobrinha que não a larga e sempre tenho que deixar a pickup de lado por não caber a guria.

Resumindo, a região em que resido, nos últimos 18 meses está entupida de PM, radares, rodoviários, etc. Moro em cidade pequena e pego estrada para estudar, trabalhar, etc (faço tudo isso de ônibus, meu carro é só para lazer, sobretudo finais de semana), e com isso, não posso passar de 90 Km/h, 100 Km/h, sempre tem um radar, pista simples, muita subida, etc.

Fato é que, final do curso, no final do ano que vem, estava pensando em adquirir um veículo zero, popular, peladão, mas ao ver seguro, IPVA, etc, achei um puta desperdício.

Adoro corsas, e logo quero comprar uma casa/ap/terreno em uma cidade grande aqui perto e sair da casa dos meus pais (talvez casar também). Por isso, minha dúvida é, vale a pena comprar um corsinha 96~2002, bom de lata, dar uma pintura, deixar zerinho, realmente recuperá-lo e usar até......

Penso em colocar um motor 1.8 (caso não ache um 1.6 com preço aceitável), pois gostaria de colocar ar, direção, vidro, trava, claro, tudo ao longo do tempo.

Ou seria mais negócio comprar um zero peladão (celta, ká, HB20, clio, não sei ainda)?

Lembrando que na compra de um zero, seriam cerca de $28 mil + seguro + IPVA + revisões em concessionária (os três últimos a cada ano), por algo pelado, já o corsa seria no máximo uns $17 ou $18 mil investidos (contando pintura, motor, acessórios, etc), com mais conforto e potência.

Ah, carro para mim não é para desfilar, nem ficar pegando menininha na porta de balada (além de namorar, esse tipo de coisa não faz meu tipo, sou caseiro, não curto baladas), portanto não ligo para essa de carro novo, apenas gosto de conforto e confiabilidade.

Abração amigos.
Pickup Corsa ST 2001 - Prata Escuna - Mesmo conservadona, foi carinhosamente apelidada por 'papai' de Sucatão e assim que ela é conhecida entre os mais próximos.

Ex-Seattle


CJ
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Mensagem por CJ »

Eu tenho a impressão que você já se decidiui pelo Corsa. Se for o caso, você tem razão, vai ter um carro que vai te levar a qualquer lugar que um carro zero Km levaria só que com um investimento de menos da metade. Mas compre o carro com pelo menos o motor que você deseja, para trocar dá uma trabalheira e talvez não fique do jeito que está imaginando. O meu carro por exemplo, na época eu comprei bem judiado, paguei R$ 6.500,00 mas nunca me deixou na mão e dificilmente estraga. E onde qualquer carro novo vai o meu também vai.
Se o investimento compensa é você mesmo quem diz, mas para mim você já optou pelo Corsa... :D


TerrorJapones
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Mensagem por TerrorJapones »

Bom, pelo o que eu entendi você está em dúvida entre um carro 0 km, (por 28 mil você compra um celta 0km completo) e um corsa, o qual você ira trocar motor, colocar ar, direção, etc... Bom, acho que com um carro 0km você tera menos gastos ao longo do tempo e menos dor de cabeça. Sem contar que na hora da revenda com certeza você consiguira mais por um carro "original" do que um "feito" por você. Lembrando que como você usou de exemplo, o HB20 tem cinco anos de garantia, além de já ter ar e direção de fabrica na primeira versão.Agora se você quer um corsa, eu acho que seria melhor um semi-novo completo, do que você ir colocando aos poucos. Minha opinião é claro.


awaked
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Mensagem por awaked »

DCo988, primeiro quero esclarecer algumas coisas.
Por lei, não se pode aumentar a potência do motor em mais de 10%, ou seja. Se for comprar pra trocar de motor é desperdício de dinheiro. Fora a grana desgraçada que vai pra comprar um motor e regularizar, pode colocar uns 6000 nessa conta.

Você tem uma chance que poucos tem, que é escolher e tem tempo pra isso.
Se quer 1.8, já compre o 1.8. Nada pior do que comprar um mais fraco, comprar um motor mais potente e descobrir que tem problemas. Aí a conta aumenta mais ainda fora que não terá mais os documentos do carro e se for parado em fiscalização vai pro pátio e só tira de lá regularizado. Olha o tamanho da dor de cabeça.

Outro ponto a se considerar, em números gerais, o Corsa 1.4 tem desempenho muito próximo dos 1.8 devido a atualizações no motor.

Se quer comprar uma casa acho desperdício comprar um carro 0 km. Pode comprar um Corsa usado bom pela metade do preço de um 0 km.


Julio Andrioli
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Mensagem por Julio Andrioli »

Aqui em Brasilia já tem classic 2012 com dh airbg e ar + trio (al+vd+trava) por 26... to quase comprando um para mim de tão bom negócio... portanto não seria tão peladão... por 16 ou 17 como comentou compro um 2008 sem ser pelado...

Não de onde você é, mas aqui vale a pena do ponto de vista que colocou, comprar um zero...


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DCo988
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Mensagem por DCo988 »

Em primeiro lugar, sinceros agradecimentos à todos que me ajudaram, mas gosto de responder cada um, dar uma atenção à cada amigo, então segue:
CJ escreveu:Eu tenho a impressão que você já se decidiui pelo Corsa. Se for o caso, você tem razão, vai ter um carro que vai te levar a qualquer lugar que um carro zero Km levaria só que com um investimento de menos da metade. Mas compre o carro com pelo menos o motor que você deseja, para trocar dá uma trabalheira e talvez não fique do jeito que está imaginando. O meu carro por exemplo, na época eu comprei bem judiado, paguei R$ 6.500,00 mas nunca me deixou na mão e dificilmente estraga. E onde qualquer carro novo vai o meu também vai.
Se o investimento compensa é você mesmo quem diz, mas para mim você já optou pelo Corsa... :D
Cara, eu tenho um carinho gigante pelo corsa, acho ele confortável, silencioso, acho ele superior aos populares tipo celta. Pode ser psicológico, mas a maioria dos carros que vieram da Opel, eu tenho um carinho muito grande... Eu não gosto de tunar carros, gosto de carros 'conservados'. Sou um admirador do Adriano Sakamoto e cia, gosto bastante mesmo. O porém é o fato de aqui na minha região (região de Sorocaba) ter bastante subidas e eu depender de estrada para tudo, aí o 1.0 é 'pouco' para minha necessidade, é complicado qdo vem jamantas vazias empurrando na subida ou dando farol...
TerrorJapones escreveu:Bom, pelo o que eu entendi você está em dúvida entre um carro 0 km, (por 28 mil você compra um celta 0km completo) e um corsa, o qual você ira trocar motor, colocar ar, direção, etc... Bom, acho que com um carro 0km você tera menos gastos ao longo do tempo e menos dor de cabeça. Sem contar que na hora da revenda com certeza você consiguira mais por um carro "original" do que um "feito" por você. Lembrando que como você usou de exemplo, o HB20 tem cinco anos de garantia, além de já ter ar e direção de fabrica na primeira versão.Agora se você quer um corsa, eu acho que seria melhor um semi-novo completo, do que você ir colocando aos poucos. Minha opinião é claro.
É amigo, pelo jeito o custo benefício de um seminovo de procedência ou um bom zero Km é maior, já que eu conhecerei os vícios do carro, todo processo de manutenção, terei certeza que nunca foi batido e nada do tipo, e como eu sou de cuidar, talvez comprando um 1.0 completo ou um 1.4, com certeza seria um carro para muitos anos. Realmente a sua opinião é muito relevante e me fez refletir e olhar por essa óptica amigão. Lembrei agora que também nos 18 mil que citei, não inclui o meu gasto de tempo com idas e vindas às oficinas (que quase inexistem em minha região), funilarias, correria atrás de peças, documentação, etc, etc.. Empatando o preço com um novo.. É amigo Japonês, realmente não tinha abstraído tanto, valeu mesmo pela opinião..
awaked escreveu:DCo988, primeiro quero esclarecer algumas coisas.
Por lei, não se pode aumentar a potência do motor em mais de 10%, ou seja. Se for comprar pra trocar de motor é desperdício de dinheiro. Fora a grana desgraçada que vai pra comprar um motor e regularizar, pode colocar uns 6000 nessa conta.

Você tem uma chance que poucos tem, que é escolher e tem tempo pra isso.
Se quer 1.8, já compre o 1.8. Nada pior do que comprar um mais fraco, comprar um motor mais potente e descobrir que tem problemas. Aí a conta aumenta mais ainda fora que não terá mais os documentos do carro e se for parado em fiscalização vai pro pátio e só tira de lá regularizado. Olha o tamanho da dor de cabeça.

Outro ponto a se considerar, em números gerais, o Corsa 1.4 tem desempenho muito próximo dos 1.8 devido a atualizações no motor.

Se quer comprar uma casa acho desperdício comprar um carro 0 km. Pode comprar um Corsa usado bom pela metade do preço de um 0 km.
Você falou uma coisa importante, é frustrante comprar um produto que não atende aos seus anseios, e isso não apenas em carros, mas em tudo. Vou continuar guardando dinheiro e pesando na balança, tenho até a metade ou final do ano que vem para ver qual a melhor alternativa. A minha sorte é que não gosto de baladas, não curto 'night', não sou bombadinho, enfim.. Preciso de um carro normal e não uma armadilha de veludo. Graças à Deus, isso facilita muito as coisas. Acho bonito rodas 16", 17", 18", 21", 22", etc, mas quando somo o preço dos pneus, das próprias rodas, a fragilidade (minha cidade tem muita lombada, buraco, preciso ir bastante para zona rural, etc), acabo agradecendo por ser desencanado assim.

Não conhecia essa regulamentação dos 10%, não sei se concordo ou discordo, esse nosso País é tão cheio de hipocrisias, uma pena proibir que pessoas com capacidade tecnica e disposição sejam impedidas de fazer serviços por causa de uma meia dúzia que não se preocupa com freios, suspensão e outras variáveis afetadas pelo aumento da potência.

Mas fica aquele abraço meu irmão!
Julio Andrioli escreveu:Aqui em Brasilia já tem classic 2012 com dh airbg e ar + trio (al+vd+trava) por 26... to quase comprando um para mim de tão bom negócio... portanto não seria tão peladão... por 16 ou 17 como comentou compro um 2008 sem ser pelado...

Não de onde você é, mas aqui vale a pena do ponto de vista que colocou, comprar um zero...
Puts cara, sou do interior de SP, aqui a coisa ta um pouco inflacionada pelo que tenho visto. Imagino como um classic 2008 por 16 ou 17k, sonho de consumo.. ou então aqueles últimos 1.6.. É uma opção tentadora, pois o custo de manutenção da linha corsa, à meu ver, é excepcional.

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Moral da história, como Raulzito cantava, eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Pode ser que daqui 1 ano eu esteja desempregado ou melhor empregado ou sequer estar vivo, compartilhando dos meus sonhos com vcs. Não sei o que irá acontecer, até por isso tenho tentado acumular dinheiro pois não gosto de acumular dívidas, seja o que for.

Geralmente tento agir mais pela razão, por isso, hoje, reunindo opiniões de todos os amigos, as opções que vou considerar são buscar um corsa gls (wagon, sedan, hatch), inteirão, mosca branca (justamente por ter AC, DH), caso não encontre, partir para a segunda, que seria um celta ou classic seminovo, mas com alguns 'mimos', até uns 18 mil brutos, ou quem sabe um corsa premium (se o preço não competir com outro carro zero), tentar pegar essa onda de redução de IPI que derrubou o preço dos usados. Racionalmente, a minha última opção seria um zero (pelos motivos que já disse, virar refém das concessionárias (já trabalhei em uma Chevrolet e sei o quanto o serviço é podre, porco e desonesto), IPVA e seguros abusivos (3K por ano já me pagaria uma semana de praia com a patroa).

Acho que por hora, o jeito é arrumar essa pickupinha corsa que está como usufruto meu e rodar.. Já que o sonho do carro próprio realmente próprio está um pouco longe.

Aquele abraço novamente à todos que me ajudaram.
Diogo
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Ex-Seattle


CJ
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Mensagem por CJ »

Boa sorte seja qual for a sua escolha!


Julio Andrioli
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Mensagem por Julio Andrioli »

Quando for comprar, seja quando for, procura a gente pois ai terá novas opções com o dinheiro na mão... não tenha pressa para decidir a compra.

Derepente vale a pena vir aqui em bsb e comprar um melhor e voltar de carro... o custo total seria de mais ou menos 1000 reais com a viajem para uns 3 anos de diferença do carro...

Só para você ter uma idéia, ontem vi uma wagon completinha 99 GLS intacta por 11000 branca.


awaked
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Mensagem por awaked »

E a pressa é a pior coisa, tem que ser racional.
Se ver um carro e se apaixonar perdidamente já dá um passo pra trás. Analise o que provocou o encanto e desconsidera isso no resto da avaliação.


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DCo988
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Mensagem por DCo988 »

Amigos CJ, Julio e awaked, mais uma vez manifesto meus sinceros agradecimentos, realmente essa é uma família da qual quero fazer parte.

Pretendo voltar aqui não apenas para discutir quando estiver com o dinheiro em mãos, mas também para iniciar a participação no fórum, fazer amigos e realmente contribuir de alguma forma com a rapaziada em geral.

Na hora certa, caso apareçam boas oportunidades, mesmo que em outro estado, pretendo aproveitar, um gls seria perfeito.. Mas vamos ver o que dará e com certeza, como não tenho pressa, virei pedir ajuda e opiniões de vocês.

Fica aqui um forte abraço à todos.
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Ex-Seattle


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